Páginas

Reflexão

No domingo que passou recebi a notícia mais triste desde que conheci o motociclismo.

Meu amigo Eli do Lago faleceu depois de um acidente de moto. O Eli foi meu chefe há alguns anos, quando trabalhávamos na Herbalife. Já não nos encontrávamos havia muito tempo e a última vez que nos falamos foi há uns 3 meses... Ele morava com sua esposa Edna, em Manaus.

Ele sabia o quanto eu gostava de motos. Quando recebi a notícia me lembrei com todos os detalhes dele contando, com a voz de quem estava muito feliz, sobre a compra de sua nova motocicleta - uma Hayabusa da Suzuki - que mandou entregar via aérea para não ter perigo de sofrer nenhum risco. Estava todo feliz!!!

Ainda não consegui contato com a sua esposa uma vez que ele foi enterrado lá em Manaus. Mas, de acordo com algumas matérias que vi na internet, o Eli foi fechado por uma caminhonete e se chocou contra uma caçamba que estava parada. Foi morte instantânea.

Confesso que, por um instante, pensei em largar tudo: vender a moto, desistir da nossa viagem, etc, etc, etc...

Todos nós, motociclistas ou não, sabemos dos riscos que envolvem essa paixão e isso não tem como negar!
Mas depois de refletir, percebi que exagerei em meu pensamento. Todos nós estamos suscetíveis aos riscos dos meios de transporte, seja ele moto, carro, avião ou navio.

Podemos morrer andando de bicicleta, saltando de paraquedas, mergulhando, voando de balão, de alguma doença, saindo de uma balada, comendo porcarias e até de tédio...

Morrer de tédio pode parecer um exagero - que de fato é! Mas, sinceramente, não quero chegar ao fim da vida, seja ele daqui a uns dias ou daqui a muitos anos, e descobrir que poderia ter vivido mais intensamente, ter amado mais, ter realmente aproveitado mais a vida.

E por pensar em tudo isso não largarei mão do meu sonho que é viajar o Brasil e porque não o mundo, sempre de moto, acompanhado pelos meus amigos, pela minha maravilhosa esposa (na garupa ou em sua própria moto), contemplando o que o nosso Pai criou...

E o que me resta nesse momento é lembrar de todos os bons momentos que passei ao lado do Eli e de tantas outras coisas que aprendi com esse cara que fará muita falta!

Abaixo segue a letra da música "Epitáfio" dos Titãs. Foi a primeira música que me veio a cabeça.


Devia ter amado mais



Ter chorado mais



Ter visto o sol nascer!



Devia ter me arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer.

Queria ter aceitado
as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração.

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...


Devia ter complicado menos
E trabalhado menos
Ter visto o sol se por!

Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria  ter aceitado
a vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...  


Devia ter complicado menos
Trabalhado menos...
Ter visto o sol se por!

8 comentários:

  1. Isso significa q vc vai dar cano no curso e ir passear de maveco comigo ???? ou vai disperdiçar sua vida trancado numa sala entediante ??? ........ ;)

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo eu já perdi muitos amigos de motocicleta , toda vez que ocorre um acidente eu fico a pensar se vale a pena continuar andando de moto , mas a paixão é tanta que logo o receio vai embora e fica a tristesa que passa , novos dias virão e novos passeios acontecerão , se morrer amanhã ou depois não vai importar pois fiz tudo o que eu me sentia FELIZ , seja feliz meu amigo!!!!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Nossa Dú, não sei se você lembra que sou chorona, toda inhém inhém inhém, como diz meu maridão... acabo de derramar umas lágrimas de muuuito sentimentos, pois amigos são pessoas tão raras e especiais, amigos irmãos, companheiros de verdade ... não sei nem o que dizer...
    Oh meu amigo, vocÊ tá certo em tudo que disse e a música transmite muito bem essa sensação de que devemos viver feliz... essa deveria ser uma exigência de Deus, assim como amar ao proximo como a nós mesmos, né? Acho que uma coisa puxa a outra.

    Abraços pra vc e pra Lilian
    Deus os abençoe grandemente!
    wal

    ResponderExcluir
  4. Poxa Edu, que chato hein... Meus sentimentos pelo nosso irmão (afinal de contas, "Motociclistas" como nós são uma família de verdade!). Espero que todos possam superar essa fase difícil. E Edu, se vc tem um sonho não pode abandonar não. Estamos com vc na sua decisão! O Eli não ficaria contente se vc desistisse de um sonho por causa disso. De repente, vc pode até aproveitar a viagem para homenageá-lo de alguma forma!

    É isso aí Edu, força amigão! Um Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá sou a filha mais nova do Eli, me chamo Maysa, não lembro se cheguei a te conhecer. Me emocionei muito ao ler suas palavras. Realmente ele amava moto, tirei carta de moto justamente por causa dele, mas confesso que nunca tive coragem ter uma moto. Ele fará uma tremenda falta, mas tenho a certeza de que hoje ele está bem e perto de Cristo, sei que está a olhar por nós que ficamos, o sentimento de perda é grande, mas o amor que eu tenho por ele é imensamente maior! Queria te agradecer pelas belas palavras de amizade, ele era uma pessoa intensa e que marcava muito na vida de quem ele passava.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, estava navegando pela internet e me deparei com seu blog, sou sobrinha do Eli,e não pude deixar de mandar o blog para minha prima Maysa.
    Realmente, moto era uma paixão na vida do meu tio e isso ninguém pode negar, era algo que ele sempre defendia e era apaixonado. Tenho certeza que se um dia ele tivesse essa oportunidade, faria o mesmo que você. Infelizmente perdi um tio muito querido, mas temos certeza absoluta que ele esta em um lugar muito, muito melhor que nós agora, ao lado de Cristo.
    Muito bonita a homenagem. É muito confortante vermos o quanto meu tio era querido.
    Que você tenha uma maravilhosa viagem.

    ResponderExcluir
  7. Maysa e Luana, saibam que o Eli sempre foi um exemplo pra mim, tanto profissionalmente quanto pessoa. Ele e a Edna me ensinaram muito e de um jeito muito legal, com exemplo de vida, não foram só palavras. Meu coração muito se entristeceu com essa noticia, a dias que não penso em outra coisa senão nisso. Mas Deus sabe exatamente como fazer as coisas e é isso que me conforta.
    Deus abençoe vocês duas e sempre que precisarem de algo estarei por aqui.

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou a Monnize, a filha mais velha do Eli...
    Muito lindo tudo o q vc escreveu, me fez chorar!
    Meu Pai amava moto, era o que ele mais gostava de fazer, passear com sua moto...mas com certeza agora ele está ao lado de Deus olhando por todos nós!
    Nunca desista de seus sonhos, aprendi com essa perda que a cada dia parece ser irreal, que devemos dar valor a vida e vive-lá intensamente, por isso viva seu sonho!
    Obrigada pelo carinho e pela homenagem!

    ResponderExcluir