Páginas

Ilhabela - Castelhanos

Bom dia, boa tarde, boa noite!!!

Com a aquisição da Tenere o sonho de fazer alguns passeios off road voltou. Voltou porque logo após a venda da falcon não tive nenhuma pretensão de fazer um passeio desse tipo com  a Vstrom.

Após comentar isso com meu amigo Oswaldo, o mesmo sugeriu conhecermos a estrada que leva a praia de Castelhanos em Ilhabela litoral norte de São Paulo.

Já fui muitas vezes para Ilhabela e sempre ouvi falar muito da praia de Castelhanos mas nunca tive a curiosidade e nem a coragem para conhece-la.

Agora vou falar um pouco do Oswaldo que é um amigo de longa data. Quando penso em aventura sempre me lembro dele. Ele foi o grande exemplo e motivador quando pensei em ir para o Atacama. O Oswaldo sempre foi um aventureiro. Já conheceu diversos países da américa do sul com seus carros (nenhum deles off road) isso sem falar dos lugares que já conheceu dentro do nosso país. E agora ele é mais um companheiro motociclista que eu conheço.

Saímos sábado pela manhã eu com a Tenere e o Oswaldo com sua Broz 150 rumo a Ilhabela. Algumas paradas para um café outras para admirar a paisagem e em menos de 3 horas já estávamos em Ilhabela.

Já em Ilhabela paramos pra tomar um lanche e perguntamos sobre as condições da estrada para o atendente da padaria. Ele disse que como a minha moto tem o paralama rente ao pneu eu não conseguiria. Não disse nada pra ele mas não acreditei nele e não mudei de idéia.

Pegamos as motos e fomos para a estrada. Chegando na entrada da estrada, dois seguranças disseram exatamente a mesma coisa sobre a minha moto a respeito do paralama e disseram que o Oswaldo conseguiria com muita dificuldade mas conseguiria pois o paralama da moto dele é bem alto e não atrapalharia quando o barro começasse a grudar na roda da frente.

Disse aos dois guardas que iria tentar e eles fazendo força para não rirem disseram pra eu ficar a vontade.

E lá fomos nós pra aventura. Já nos primeiros metros uma dificuldade monstra de atravessar aquele lamaçal. A moto totalmente instável, estava muito difícil de controlar, ainda mais que eu não conseguia para de rir. Fui aos trancos e barrancos até que resolvi parar a moto para descansar um pouco e esperar o Oswaldo que vinha logo atrás de mim.

Parei e de não consegui sair mais de lá. Ao tentar sair me desequilibrei e fui ao chão pois nem meus pés conseguiram se firmar naquela lama. Pronto 1º tombo com a Tenere. Tentei reerguer a moto umas 4 vezes sem sucesso. Os meus pés escorregavam demais. Esperei um pouco e mudei a estratégia. Consegui deixa-la em pé. Tentei sair daquela pirambeira e ví que não ia conseguir. O pneu da frente cheio de barro já começava a travar por causa do barro. Vi que se continuasse danificaria a moto que acabara de tirar da loja, fiquei com com medo de estragar a embreagem também uma vez que estava exigindo bastante da coitadinha.

Resolvi abortar a idéia. Virei a moto e iniciei a volta. Antes de chegar no local transitável da Castelhanos ainda tive mais um tombo, dessa vez numa decida. Tombinho leve mas o suficiente para deixar uma marca na carenagem, mas nada demais.

Chegando a entrada os guardas não conseguiram segurar o riso e com a maravilhosa saudação "Eu não falei"...

Poucos minutos depois chega o Oswaldo dizendo que faltava pouco e que a estrada depois daquele ponto estava em melhores condições (se é que existe melhores condições em Castelhanos) eu disse que não encararia e ele com seu companheirismo que lhe é peculiar disse que estava comigo e desistiria. Eu disse pra ele que se estive disposto eu o esperaria na cidade. Após muita insistência ele resolveu ir.

Eu voltei pra cidade, fui conhecer algumas cachoeiras muito lindas por sinal.

Bem no horário marcado liguei pra ele e combinamos de nos encontrar num posto na entrada de Ilhabela. Poucos minutos depois ele chega totalmente banhado por lama. Antes de tirar o capacete vejo o brilho em seus olhos. Ele estava muito feliz por ter encarado mais esse desafio, parecia uma criança, feliz de ter ganhado um brinquedo. Sinceramente pra mim já havia valido a pena ter ido até Ilhabela, mesmo não conseguindo completar a trilha. Aquilo foi muito legal.

Lavamos as motos e pegamos a estrada pra a volta. Subimos a serra já no escuro. Que delicia de volta. A estrada estava bem vazia e não passamos nenhum susto. Tudo muito tranquilo.

Não fiquei triste, muito menos chateado por não ter cumprido o objetivo. Realmente a Tenere não foi feito pra barro, no máximo para uma trilha de terra ou terrenos acidentados, mas no barro ela não vai.

O resultado foi muito positivo. E sinceramente fiquei com vontade de comprar mais uma moto. Uma moto de trilha!!!


5 comentários:

  1. Que maravilha meu amigo , este final de semana , domingão eu fui até Itu em uma inauguração de uma loja , a Grid Motors , aproveitei e coloquei minha nova aquisição na estrada , é um canhão , você esta de parabéns com, esta tua atividade aventureira , já fiz muito isto...abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Edu, então resumindo: você se mostrou um verdadeiro cabeça-dura! rsrsrs

    Se eu fosse vc, só de raiva iria descer a trilha de BMW R1200 GS, ainda voltava pelo mesmo caminho e fala para os guardas: CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!! kkkkkkk

    Não judia da motinha não poxa... Vai com calma! rs

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Amor, concordo com o Rafa pra não judiar da "motinha"... rs!

    Amo vc!!!

    ResponderExcluir
  4. tem um blog muito bom em ilhabela:
    www.ilhabelabr.com.br
    Jornal virtual de ilhabela, com noticias de esporte, jornais, revistas, biblioteca, ilhabelabr online, ilhabela.com, classificados, compras, computador, corpo, saúde, moda, carros, cinema, crianças, diversão, arte, economia, educação, internet, jogos, novelas, rádio, tv, tempo, mapas, trânsito, últimas notícias, viagem, jornalismo, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, internet, televisão, fotografia, imagem, som, áudio, vídeo, fotos, tecnologia, , vestibular, empregos, humor, música

    ResponderExcluir