Páginas

Oslo - Noruega

Nunca me imaginei indo para Noruega. A única coisa que sabia a respeito da Noruega é que a aurora boreal acontece com mais frequencia por lá.

Pois bem, graças a Ryanair por oferecer passagens tão baratas tivemos o privilégio de conhecer esse lugar excepcional.

Além de nós, uma galera de nossa escola também comprou as passagens. Então fomos eu, a Lilian, Julio, Humberto, Marco, Débora e a Andreia.

Alguns dias antes da partida, fiquei na dúvida se realmente iria ou não. Ficamos na dúvida por que ouvimos falar do alto custo de vida em Oslo e fiquei realmente assustado quando me disseram que um café lá custava 12 euros. Se o café era assim imagina uma refeição então. Iria acabar com o meu já apertado orçamento.

Mas graças ao bom Deus não desistimos, eu perderia uma das grandes viagens da minha vida.

Nos encontramos bem cedo e fomos para o aeroporto. O vôo foi super tranquilo e em poucas horas chegamos em Oslo. Chegamos num aeroporto secundário que fica a 60 km do centro de Oslo. Tivemos que pegar um ônibus para chegar a capital. Aí foi a primeira facada, a passagem custa cerca de 45 euros  pra mim e pra Lilian. Mais que passagem de avião!!!

No caminho entre o aeroporto e a cidade o que mais me chamou a atenção foi a linda paisagem. Tudo muito organizado, grandes campos, com muitas casas bonitas.

Não demorou muito e já estávamos no centro da cidade. Não demorou muito e encontramos o hotel reservado. Depois de alguns encontros e desencontros na conversa com a recepcionista conseguimos uma espécie de apartamento com 3 quartos, dois banheiros, uma sala... muito diferente do que estamos acostumados. O preço foi totalmente dentro dos padrões, nem muito caro, nem muito barato, mas longe de ser aquele absurdo que pensamos que era.

Saímos e fomos bater perna. Entramos numas ruas e aos poucos descobrimos uma Oslo realmente muito feia. Com muitos estrangeiros, muitos muçulmanos e muita gente proveniente do Oriente médio. Só pra se ter idéia, em algumas lojas haviam até propagandas escritas e árabe. Confesso que fiquei assustado, aquilo parecia a 25 de março em São Paulo. Como uma cidade dessas poderia ter sido eleita a melhor cidade do mundo para se viver em 2009? Onde estão as pessoas loiras?

Mesmo assustado, continuamos a andar e dobra uma rua aqui, outra ali e pronto, chegamos na "verdadeira"Oslo. Gente bonita, lugares bonitos, ruas limpas!!! Ufa ainda bem!!!

Aí pudemos provar o que é estar numa grande cidade de um país super desenvolvido. Visitamos museus, a grande pista de ski a Holmenkollbakken que é um espetáculo a parte. Gigantesca. 

Andamos de barco, bonde e metro. Tudo funciona perfeitamente, ou bem perto disso. O povo é muito educado, absolutamente TODAS as pessoas que pedimos informação ( em inglês é claro) nos responderam com um inglês totalmente claro. 

O clima apesar do sol que fez nos tres dias em que ficamos em Oslo era frio, muito frio. O vento nos dava dor de cabeça, isso porque estamos no verão, não quero nem imaginar como deve ser isso no inverno rsss.

Foram dias maravilhosos, de muitas risadas e descobertas na companhia de amigos maravilhosos. Realmente valeu a pena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário