Páginas

7° dia: San Pedro de Atacama

Acordamos de novo cedo. Às 6h saímos pra conhecer as lagunas altiplânicas e também uma reserva natural de flamingos.

As lagunas são lagos formados pelo derretimento do gelo das cordilheiras, isso a mais de 4800 metros de altitude. Como eu sofri com a altitude alguns dias atrás, tratei logo de comprar umas folhas de coca pra mascar. E não é que isso ajuda mesmo?! Não tive dor de cabeça em nenhum momento, mas a falta de ar ainda estava presente em alguns momentos.

Para a nossa sorte, na noite de ontem nevou na cordilheira e ainda tinha resquícios de neve por lá. Pude então, pela primeira vez na vida, sentir o “gelito” nas minhas próprias mãos, mesmo que numa quantidade bem pequena.

Depois fomos aos flamingos. Vimos muitos deles e ouvimos muitas explicações sobre esses animais. Um parêntese importante que fica como dica: é muito legal encontrar guias turísticos bons de verdade, que gostam mesmo do que fazem. Todos esses dias demos sorte e acho que é uma característica da agência de turismo que contratamos os passeios. Vimos outros grupos que chegavam nos lugares depois e saiam antes da gente. E os nossos guias sempre lá, explicando com uma super dedicação e sem pressa alguma, realmente isso fez (e faz) toda a diferença!

Continuando: achei muito legal o jeito que os flamingos decolam para o vôo, parece um avião porque eles precisam de um espaço razoável para “decolar”.

Eu que pensava que não veria mais nada tão belo do que já tinha visto, me enganei totalmente. Fomos à uns lagos azuis em frente às montanhas da cordilheira que pareciam um sonho, a água brilhava muito e a visão era realmente magnífica. Mesmo as fotos não retratam quão linda era essa paisagem. E também seria impossível de explicar com palavras...

Voltamos desse passeio maravilhoso e passamos a tarde no hotel. Aproveitei pra deixar a moto preparada para sairmos amanhã cedo. Tirei uns quilos de restos de insetos que estavam decorando o pára brisa e fui abastecer a moto.

Aqui só tem um posto de gasolina e, mesmo que não seja no quintal da casa de alguém, não é menos engraçado, porque são simplesmente duas bombas no meio da rua de terra. E só.

Sempre que viajamos tentamos maneirar em relação aos nossos gastos. Mas hoje, nosso último dia em San Pedro, eu queria jantar num lugar super legal, com uma super comida e sem ter que me preocupar muito com o preço.

Jantamos num restaurante muito diferente, com uma fogueira dentro pra nos esquentar da noite fria que faz por aqui. Valeu muito a pena! Foi mesmo uma delícia. Prestamos atenção e reparávamos em cada detalhe de tudo o que acontecia. Conversamos tanto, sobre tantas coisas... E percebemos que já estamos com saudades daqui.

Amanhã deixaremos esse paraíso que é San Pedro de Atacama e iremos para Antofagasta, para depois descermos para o sul do Chile. A ideia é chegar a Los Andes e entrar na Argentina por Córdoba.

Ahhhh, hoje nós descobrimos que passaremos bem perto do museu do Che Guevara, que fica na casa onde ele foi criado. Lá, dentre várias coisas que pertenceram a ele, tem também uma réplica da “La Poderosa”, a moto que ele usou pra fazer sua viagem pela América do Sul. É claro que faremos o possível para visitar esse museu.

Se quiser ver todas fotos clique em: